Por que Cozinha Independente?


Por que Cozinha Independente?

Explicando um pouco mais sobre a nossa cozinha, sobre os pilares que sustentam e giram o nosso negócio.


Alguns dos nossos valores são mais visíveis como o veganismo, ingredientes orgânicos, produtos por encomenda para evitar o desperdício, embalagem de vidro retornável para gerar menos lixo e colocar a bicicleta como principal ferramenta da tele-entrega. O nosso nome Caju também fica mais sugestivo, já que a maioria dos nossos produtos são oriundos do caju, no caso a maravilhosa castanha. Mas por que Cozinha Independente? A Caju desde o seu início veio com o propósito de apoiar as pessoas nas suas refeições. Veio para ajudar a olhar os nossos processos de consumo e refletir sobre uma retomada um pouco esquecida nos dias de hoje - dedicar um tempo do seu dia para algo tão primordial, básico e ancestral - a nossa subsistência. Na vida sobrecarregada e frenética que vivemos, parar para cozinhar o seu próprio alimento é tarefa para poucos e os motivos são muitos - falta de tempo, falta de habilidade, praticidade, não gostar e assim vai. Nossa cozinha propõe um caminho do meio, porque entendemos que cozinhar não é como arrumar a cama, cozinhar exige atenção, paciência e um pouco de tempo, e às vezes não dá pra conciliar tudo. Então elaboramos molhos dos mais variados tipos para que sejam um “apoio” na hora de preparar uma refeição. Por exemplo - você cozinha uma massa e a gente entra com o Molho Sugo. O nosso reiQueijão é ótimo pra passar no pão, mas fica incrível por cima do abacate ou por cima de uma moranga assada no forno. Acreditamos que essa “ajudinha” dá aquela força quando temos pouco tempo, preguiça ou porque estamos enjoados da nossa comida “de sempre”, mas ainda assim queremos comer algo de qualidade.


Saber preparar o próprio alimento e não depender de terceiros é autonomia, é INDEPENDÊNCIA e acreditamos que quanto mais independentes formos mais LIVRES seremos


Por isso falamos em caminho do meio, você faz um pouco e a gente faz outro pouco e assim não pesa tanto como fazer tudo sozinho ou sozinha. Essa dinâmica também te afasta de consumir produtos industrializados, ultraprocessados, cheio de aditivos químicos e preparados por máquinas e não por mãos de pessoas. Além disso, saber preparar o próprio alimento e não depender de terceiros é autonomia, é INDEPENDÊNCIA e acreditamos que quanto mais independentes formos mais LIVRES seremos. E é com liberdade que podemos viver de forma digna e alinhada com a nossa verdadeira essência. Então, nessa cozinha vocês vão encontrar produtos para complementar as suas refeições. Tudo que sai daqui depende de uma forcinha sua aí para que as coisas realmente aconteçam. Não queremos que você seja um super chef e saiba cozinhar mil pratos diferentes, mas acreditamos que se você souber fazer um pouquinho já contribui para o seu fortalecimento, sua independência e então a sua liberdade. Em breve teremos receitas para ajudar você a ocupar um pouco mais a sua cozinha. Teremos dicas e tutoriais para você aprender a cozinhar o básico - como fazer um arroz, cozinhar uma lentilha e refogar alguns legumes. E também sugestões de uso e receitas para quem já tem mais intimidade na cozinha. E nesse movimento de um ajudar o outro criamos uma rede de troca, nos fortalecemos e caminhamos juntos. Seremos cada vez mais independentes e cada vez mais unidos, porque independência não é individualismo, independência é força e também acolhimento porque sabemos que precisamos uns dos outros para avançarmos para o nosso melhor.